Competências técnicas ou duráveis? A visão do secretário executivo versus a visão do empregador

Autores

  • Keila Raquel Wenningkamp Unioeste
  • Aline Kerber da Silva Unioeste
  • Keila Cristina de Oliveira Unioeste

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar se o curso de graduação em Secretariado Executivo da Unioeste – Toledo/PR propicia melhorias para a empregabilidade de seus formandos. Especificamente, teve-se o intuito de: i) analisar se a formação superior em Secretariado Executivo da Unioeste auxilia no desenvolvimento de competências duráveis; ii) investigar a visão de acadêmicos e empregadores sobre quais competências são determinantes para a contratação e atuação do secretário executivo. Para tanto, sobre a empregabilidade, utilizou-se o referencial encontrado na literatura. Em termos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa qualitativa pelo fato de ser um estudo de caso. Como instrumentos de investigação, adotaram-se a pesquisa documental, a partir dos planos de ensino, a entrevista, realizada com docentes do curso, e o questionário, para investigar a opinião de acadêmicos e empregadores. Os resultados apontaram que o curso de graduação em Secretariado Executivo da Unioeste auxilia, com veemência, para o desenvolvimento de competências duráveis e, portanto, proporciona melhorias no que se refere à empregabilidade do profissional de secretariado ali formado. Além disso, na opinião de acadêmicos e empregadores, as competências duráveis sobrepõem-se às técnicas.

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Biografia do Autor

  • Keila Raquel Wenningkamp, Unioeste
    Unioeste
  • Aline Kerber da Silva, Unioeste
    Unioeste
  • Keila Cristina de Oliveira, Unioeste
    Unioeste

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Publicado

2014-06-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Competências técnicas ou duráveis? A visão do secretário executivo versus a visão do empregador. (2014). Secretariado Executivo Em Revist@, 9. https://ojs.upf.br/index.php/ser/article/view/4030