O secretário executivo e a gestão de conflitos: evidências empíricas
DOI:
https://doi.org/10.5335/ser.v11i0.5580Palavras-chave:
Gestão de conflitos. Secretário executivo. Competência interpessoal.Resumo
A dinâmica do mundo dos negócios requer dos profissionais flexibilidade para se adaptar às mais diversas situações. Os conflitos, positivos e negativos, estão presentes na rotina das pessoas, podendo ser observados em qualquer ambiente. Este estudo volta-se para a análise dos conflitos no âmbito do trabalho do secretário executivo, buscando saber como esses profissionais administram os conflitos no ambiente de trabalho. Para tanto, fez-se um levantamento de dados com profissionais graduados e atuantes da área. A abordagem da pesquisa é qualitativa e descritiva. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário, para a análise das questões objetivas, utilizou-se a descrição de frequência e para as dissertativas, a análise de conteúdo. Os resultados possibilitam considerar que os conflitos de fato permeiam o trabalho secretarial, sobretudo os de relacionamento e os de tarefas, e geralmente ocorrem no nível interpessoal. Tais conflitos surgem por várias razões, tendo evidência as causas relacionadas com as falhas na comunicação e na interpretação de informações. Quanto às estratégias que são adotadas no gerenciamento, prevalece a postura de colaboração. Conclui-se com a importância de o secretário ter competências interpessoais e comunicativas bem desenvolvidas para mediar assertivamente as relações e reduzir os efeitos negativos dos conflitos.Downloads
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Publicado
2016-08-26
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
O secretário executivo e a gestão de conflitos: evidências empíricas. (2016). Secretariado Executivo Em Revist@, 11, 21-27. https://doi.org/10.5335/ser.v11i0.5580