Aninhando o ovo do Condor: o “capítulo” brasileiro da Confederação Anticomunista Latinoamericana, cogestora das ditaduras de Segurança Nacional do Cone Sul (1971-1974)
Resumo
O artigo busca estabelecer, a partir de fontes primárias, uma cronologia dos acontecimentos preparatórios às ações da Operação Condor (pacto criminoso das ditaduras do Cone Sul), formalizada no Chile em 1975. As conexões repressivas regionais já operavam desde 1972 por meio da Confederação Anticomunista Latinoamericana (CAL), braço da Liga Mundial Anticomunista (WACL), demonstrando-as aqui por meio do “capítulo” brasileiro da WACL/CAL, a Sociedade de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais (SEPES). Associou-se à WACL, atuou na fundação da CAL em 1972, e promoveu o 2º Congresso da CAL no Rio de Janeiro (1974). Apontando como as ditaduras militares regionais já planificavam, um ano antes da Condor, o intercâmbio de “subversivos” e conclui, com fontes historiográficas, que o Protótipo do Condor organizava, desde 1973, o terrorismo transnacional de Estado.
Palavras-Chave: Confederação Anticomunista Latinoamericana (CAL). Operação Condor. Sociedade de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais (SEPES).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.