O PRONAF B e sua participação na permanência do campesinato no Assentamento Abril Vermelho em Santa Bárbara-PA
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é analisar a contribuição do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) B para a manutenção na terra pelos camponeses do Assentamento Abril Vermelho, situado no município de Santa Bárbara, estado do Pará. A pesquisa se pautou em levantamento bibliográfico para dar sustentação teórica e conceitual, bem como na análise qualitativa por intermédio de aplicação de questionários e perguntas abertas para os camponeses e técnicos da EMATER do município, além de análise documental. A pesquisa revelou que o PRONAF, na área de estudo, não consegue por si só atingir os objetivos propostos em suas ações, sendo assim necessário que os mesmos busquem outros mecanismos que auxiliem na busca pela permanência no território.
Palavras-chave: Camponês. Pronaf. Território.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.