As ações civico-sociais do exército brasileiro na fronteira Brasil/Argentina durante a década de 1970
Abstract
Este artigo possui a intenção de analisar as Ações Cívico-Sociais (ACISOs) realizadas na década de 1970, que foram empreendidas pelo Exército brasileiro na fronteira Brasil/Argentina, a partir de uma fração do acervo fotográfico de uma extinta unidade militar, a 3ª Companhia de Infantaria Motorizada. Assim, acredita-se apresentar uma contribuição original para a pesquisa histórica militar brasileira, quando se propõe discutir – pela análise do Álbum Histórico Fotográfico, que retrata parte das ações daquela unidade militar – as ACISOs em sua gênese, como atuações sociais, interpretadas pelo viés sociológico weberiano, considerando a sua natureza política e criteriosamente intentas pelo Regime Militar brasileiro. E que, foram operacionalizadas numa região sensível aos problemas de fronteira, fomentando um modelo de doutrina nacional para aquela instituição.
Palavras-chave: ACISOs. Doutrina. Exército.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.