A erudição no jornal Correio do Povo: uma análise dos cadernos de sábado (1974)
Palavras-chave:
Correio do Povo, Caderno de Sábado, Violette MorinResumo
Quando tratamos da imprensa, as primeiras coisas que veem em nossa mente são a informação e a comunicação. Aliás, comunicação e história entrelaçam-se e caminham abraçadas desde o prelúdio da existência humana, seja através da fala, das imagens, dos textos, dos impressos, e mais recentemente, dos meios digitais. Como meio de comunicação, a imprensa é responsável por levar informação e conteúdo cultural a um número imensurável de pessoas. Este trabalho visa analisar o suprimento Caderno de Sábado, do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre/RS, a partir da metodologia proposta por Violette Morin. Dessa forma, pretende-se quantificar por meio de unidades de informação, quais conteúdos de ordem cultural eram publicados pelo periódico no ano de 1974, percebendo sua influência sobre os assuntos que se voltavam para a elite intelectual sul-rio-grandense.
Downloads
Referências
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia. São Paulo: Zahar, 2004.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
BURKE, Peter. A comunicação na História. In ABREU, Alzira Alves de et all. Comunicação e História: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: MauadX: Globo Universidade, 2008, p. 61-82.
CARDOSO, Everton Terres. O suplemento cultural como rede de relações: Os intelectuais no Caderno de Sábado do jornal Correio do Povo (Porto Alegre, 1967-1981). Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Informação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Porto Alegre, 2016.
GONÇALVES, Marcio Souza; SAINT CLAIR, Ericson Telles. Comunicação e História: perspectivas analíticas. In RIBEIRO, Ana Paula Goulart; HERSCHMANN, MIcael. Comunicação e História. Interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: MauadX: Globo Universidade, 2008, p. 45-60
LUCA, Tania. História dos, nos e através dos periódicos. In Pinsky, Carla ( org). Fontes Históricas, São Paulo: Contexto, p.111-154.
MORIN, Violette. Aplicação de um método de análise da imprensa. Comunications de masse. Paris: 1960,, n. 1
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.