O ideário da propaganda republicana na Parahyba do Norte, através das páginas do jornal “Verdade”, da cidade de Areia, PB (1888-1892)
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i2.14883Palavras-chave:
jornal, propaganda, República, ideologiasResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as principais influências ideológicas na campanha republicana, e nos primeiros anos de instalação da instituição republicana no Brasil. O espaço ocupado na propaganda por ideologias outras, que não as mais famosas (positivismo), tais como o liberalismo norte-americano e o jacobinismo francês, traziam como apelo central a ânsia pela participação política no novo regime, inscritas em palavras bastante repetidas como liberdade e democracia. A instalação da República tornou-se sinônimo de democracia, liberdade e progresso, enquanto a Monarquia tornou-se sinônimo de arcaico, atraso e autoritarismo. Ao final deu-se a instalação de República oligárquica e o descontentamento com os rumos políticos que o país tomou.
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