Análise das relações raciais em um livro didático de biologia contemporâneo à sanção da lei 10.639/03

Autores

  • Manuel Alves de Sousa Junior Universidade Federal da Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v22i3.15161

Palavras-chave:

Livro didático, Biologia, História e cultura afro-brasileira

Resumo

O racismo estrutural está enraizado na sociedade brasileira, inclusive no livro didático de biologia. As leis n°. 10.639/2003 e n°. 11.645/2008 trouxeram ganhos importantes para a educação das relações étnico-raciais. O Programa Nacional do Livro Didático é muito importante pois promove a universalização de seu acesso para estudantes de todo o país. Em alguns casos, são os únicos livros que os alunos terão em suas vidas. Esta pesquisa analisou um livro didático de biologia contemporâneo à sanção da lei 10.639/03 do ensino médio sobre as relações étnico-raciais. Foram verificadas um total de 575 imagens, sendo 551 técnicas e 24 representativas. Essas últimas foram analisadas quanto ao seu conteúdo e, na análise, foi confirmado o racismo estrutural. É necessário que o negro seja inserido nos livros para que a população brasileira seja representada nas obras, visto que 56% da população brasileira é negra. A sugestão é que essa pesquisa continue analisando livros mais recentes para fins comparativos.

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

Análise das relações raciais em um livro didático de biologia contemporâneo à sanção da lei 10.639/03. (2023). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 22(3), 95-117. https://doi.org/10.5335/srph.v22i3.15161