O ensino de História e a pluralidade cultural nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i3.15185Palavras-chave:
Educação Antirracista. , História Local. , Identidades.Resumo
Resumo:Buscaremos compreender o ensino de História e o processo de autoritarismo nas escolas, sobretudo, as perseguições religiosas, aos docentes e discentes de religiões afro-brasileira. Assim, examinaremos os confrontos entre as lógicas de socialização existentes no espaço escolar e a necessidade de uma educação antirracista.Desta forma, buscaremos mostrar o chão da escola, em todos os seus espaços, como possibilidades e estruturas, a fim de desenvolvermos experiências e processos seminais para uma progressiva desestabilização das ações discriminatórias, sofridas em grande parte por estudantes das unidades de ensino público presentes nas favelas do Rio de Janeiro, locais duramente marcados pelo Estado repressor.
Palavras-chave: Educação Antirracista. História Local. Identidades.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
FELDMAN-BIANCO, Bela; CAPINHA, Graça (orgs.). Identidades. Estudos de cultura e poder. São Paulo: Hucitec, 2000.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1985.
GHIRALDELLI JR., Paulo. Filosofia política para educadores: Democracia e direitos de minorias. Barueri: Manole, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. “A educação básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: breve balanço sobre a organização escolar e o trabalho docente”. In: SOUZA, João Valdir Alves (org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANT’ANNA, Cristiano. Terreiros, Crianças e imagens numa sociedade do compartilhamento. In: CABRAL, Bruna Marques; ALBUQUERQUE, Bruno da Silveira (Org.). 3º Simpósio Sudeste da ABHR: Laicidade e Pluralismo. Educação, Religiosidade e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Autografia, 2020.
SANT’ANNA, Cristiano; SILVA, Isadora da. “Pensando diferença religiosa no combate ao racismo religioso”. Revista Plura, v. 11, n. 1, 2020, p. 128-143.
SANTIAGO, Mylene Cristina; AKKARI, Abdeljail; MARQUES, Luciana Pacheco. Educação intercultural. Desafios e possibilidades. Petrópolis Vozes, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa (1997), “Por uma concepção multicultural de direitos humanos”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 48, 11-32.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.