The History teaching and cultural plurality in schools
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i3.15185Keywords:
Anti-Racist Education. , Identities., Local History.Abstract
Abstract: We will seek to understand the teaching of History and the process of authoritarianism in schools, especially religious persecution of teachers and students of Afro-Brazilian religions. Thus, we will examine the clashes between the logics of socialization existing in the school space and the need for anti-racist education.In this way, we will seek to show the school floor, in all its spaces, as possibilities and structures, in order to develop seminal experiences and processes for a progressive destabilization of discriminatory actions, suffered in large part by students from public education units present in the favelas of Rio de Janeiro, places harshly marked by the repressive State.
Key words: Anti-Racist Education. Identities. Local History.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
FELDMAN-BIANCO, Bela; CAPINHA, Graça (orgs.). Identidades. Estudos de cultura e poder. São Paulo: Hucitec, 2000.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1985.
GHIRALDELLI JR., Paulo. Filosofia política para educadores: Democracia e direitos de minorias. Barueri: Manole, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. “A educação básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: breve balanço sobre a organização escolar e o trabalho docente”. In: SOUZA, João Valdir Alves (org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANT’ANNA, Cristiano. Terreiros, Crianças e imagens numa sociedade do compartilhamento. In: CABRAL, Bruna Marques; ALBUQUERQUE, Bruno da Silveira (Org.). 3º Simpósio Sudeste da ABHR: Laicidade e Pluralismo. Educação, Religiosidade e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Autografia, 2020.
SANT’ANNA, Cristiano; SILVA, Isadora da. “Pensando diferença religiosa no combate ao racismo religioso”. Revista Plura, v. 11, n. 1, 2020, p. 128-143.
SANTIAGO, Mylene Cristina; AKKARI, Abdeljail; MARQUES, Luciana Pacheco. Educação intercultural. Desafios e possibilidades. Petrópolis Vozes, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa (1997), “Por uma concepção multicultural de direitos humanos”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 48, 11-32.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.