O uso de tecnologia assistiva na infância:

a busca de caminhos para a participação de todos os alunos

Autores

  • Naiá Feevale
  • Gerusa Feevale, Brasil.
  • Jéssica Maís Antunes UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Rose Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v23i1.15225

Palavras-chave:

Autismo, Educação Infantil, Tecnologia Assistiva

Resumo

A educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica, nesta fase, é importante que as crianças participem de um ambiente saudável, onde possam construir aprendizagens significativas, com qualidade, favorecendo o estímulo à socialização e a convivência com diferentes tipos de pessoas e personalidades. O presente artigo através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, visa discutir sobre as tecnologias assistivas (TA) para a inserção de pessoas com deficiência em uma instituição de ensino regular, bem como apresentar sugestões de atividades voltadas para alunos autistas na educação infantil. Através da pesquisa, pode-se perceber que o sucesso dos alunos com deficiência se dá pelos recursos e soluções que os auxiliam na superação de dificuldades funcionais no ambiente da sala de aula e fora dele. Ademais, é fundamental proporcionar às crianças com autismo oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária, pois isso possibilita o estímulo às suas capacidades interativas, impedindo o isolamento contínuo.

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Biografia do Autor

  • Naiá, Feevale

    Bolsista PROSUC pelo PPG Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale. E-mail: naia.ariel22@gmail.com

  • Rose, Feevale

    Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021) e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino.https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

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Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

O uso de tecnologia assistiva na infância: : a busca de caminhos para a participação de todos os alunos. (2024). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 23(1), 220-246. https://doi.org/10.5335/srph.v23i1.15225