O uso de tecnologia assistiva na infância:
a busca de caminhos para a participação de todos os alunos
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v23i1.15225Palavras-chave:
Autismo, Educação Infantil, Tecnologia AssistivaResumo
A educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica, nesta fase, é importante que as crianças participem de um ambiente saudável, onde possam construir aprendizagens significativas, com qualidade, favorecendo o estímulo à socialização e a convivência com diferentes tipos de pessoas e personalidades. O presente artigo através de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, visa discutir sobre as tecnologias assistivas (TA) para a inserção de pessoas com deficiência em uma instituição de ensino regular, bem como apresentar sugestões de atividades voltadas para alunos autistas na educação infantil. Através da pesquisa, pode-se perceber que o sucesso dos alunos com deficiência se dá pelos recursos e soluções que os auxiliam na superação de dificuldades funcionais no ambiente da sala de aula e fora dele. Ademais, é fundamental proporcionar às crianças com autismo oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária, pois isso possibilita o estímulo às suas capacidades interativas, impedindo o isolamento contínuo.
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