IMPORTNCIA DO MANIFESTO DE 1959 PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
Em 05 de novembro de 1956, o movimento inicia, quando o padre deputado Fonseca e Silva fez um discurso na tribuna do Congresso Nacional, atacando Anísio Teixeira. Em 1º de julho de 1959, tivemos a assinatura do Manifesto dos Educadores, redigido por Fernando de Azevedo, onde 164 (cento e sessenta e quatro) personalidades de destaque no cenário cultural brasileiro aderiram ao movimento. Através dessa mobilização, que a Igreja Católica acaba entrando em cena, pois temia a expansão da escola pública e o esvaziamento de suas escolas particulares, além de ser contra a laicização do ensino e a favor da permanência da cadeira do ensino religioso em toda a rede pública de ensino. Na sequência da publicação do Manifesto de 1959, tivemos uma campanha em defesa da escola pública, que inicia em 04 de maio de 1960. Em 20 de dezembro de 1961, o Manifesto chega ao seu “apogeu”, devido à criação da Lei n° 4.024/61, a primeira LDB do Brasil.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-10-11
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.
Como Citar
IMPORTNCIA DO MANIFESTO DE 1959 PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. (2014). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 10(1). https://ojs.upf.br/index.php/ph/article/view/4391