La política de Juan Manuel de Rosas durante su primer mandato * A política de Juan Manuel de Rosas durante seu primeiro mandato
Abstract
Resumen: Juan Manuel de Rosas, es sin dudas, una de las personalidades sobre la que más tinta corrió en la historiografía argentina. En el artículo se buscará considerar la pregunta de si durante su primer mandato se intentó dar por sentada una nueva reunificación del territorio bajo la hegemonía porteña, a partir del análisis del poder que significaron las llamadas “facultades extraordinarias”, el proceso institucionalizador llevado a cabo por Rosas, y el creciente poderío que logra concentrar en la zona litoral e interior. En un análisis político se verán desarrolladas las medidas que realizó el gobernador de Buenos Aires, como así también los conflictos que se sucedieron en el interior “unitario”.
Palabras claves: facultades extraordinarias, institucionalización, pacto federal.
Resumo: Juan Manuel de Rosas, è sem dúvida, uma das personalidades de mais tinta correu na historiografia Argentina. O artigo procura analisar a questão de saber se, durante o seu primeiro mandato, ele tentou conceder uma nova reunificação do território sob a hegemonia de Buenos Aires, a partir da análise do poder significava chamadas " poderes extraordinários", o processo de institucionalização realizada por Rosas e do aumento do poder capazes de concentrar na área litorânea e interior. Em uma análise política, serão desenvolvidas medidas que fizeram o governador de Buenos Aires, bem como os conflitos que ocorreram no interior "unitario".
Palavras – chave: poderes extraordinários, institucionalização, pacto federativo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.