REPRESSÃO E ASSASSINATO NO GOVERNO CONSTITUCIONAL DE GETÚLIO VARGAS: O CASO DE JOSÉ CONSTANCIO COSTA
Abstract
Este artigo tem como objetivo retratar o processo de perseguição política a opositores no período do governo constitucional de Getúlio Vargas, através do caso do preso político José Constancio Costa. Analisando a estrutura e funcionamento do presídio onde José Constancio foi detido e assassinado: o Presídio Político Maria Zélia, que funcionou de 1935 a 1937, usando como fontes prontuários do DEOPS-SP e debatendo com a literatura produzida por pessoas que passaram pelo Maria Zélia. Construindo assim considerações sobre a repressão política no governo Vargas, anterior ao período ditatorial do Estado Novo.
Palavras-chave: Repressão; Preso Político; Getúlio Vargas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.