Nas Fronteiras do Poder: conflito e emancipação numa província fluminense (século XIX)
Resumo
O presente artigo discute o surgimento dos núcleos de povoamento que constituíram a antiga província fluminense, em particular, a vila de Piraí em fins do século XVIII e começo do XIX. Acredita-se que o processo ocupacional das terras do interior fluminense, ao longo do período proposto, esteve associado a um mercado/comércio interno de diversos gêneros, cuja multiplicação e alocação desses recursos consolidaram o poder político de agentes sociais ligados a atividades agrícolas, comerciais e manufatureiras na região. Todavia, em virtude do crescimento desses recursos, notadamente do café, as elites políticas regionais de Piraí, em articulação com outros atores locais, promoveram o fortalecimento econômico e político enquanto projeto de emancipação da antiga vila de São João Marcos. Assim, o objetivo deste artigo concentra-se na reconstrução desses rearranjos políticos e sociais dos atores envolvidos no projeto emancipatório, abrindo-nos a possibilidade de análise das relações de dominação e poder local entre as elites agro-mercantis.
Palavras-Chave: Café, Piraí; Vale do Paraíba.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.