O BAILE DO KERB: REPRESENTAÇÃO DA CULTURA ALEMàNAS TELAS DE PEDRO WEINGÄRTNER
Abstract
Pedro Weingärtner foi um pintor da transição do século XIX para o XX. Entre suas produções figuram a representação da imagem do imigrante europeu, especialmente do imigrante alemão, retratado em diversas telas do artista. Esta pesquisa busca analisar uma pintura intitulada de Kerb, do ano de 1892, atentando para os espaços de sociabilidade, trocas de informações, e fortalecimento da cultura e da identidade teuto-brasileira. Nesse sentido, o baile do Kerb pode ser visto como um espaço de suma importância para a comunidade alemã, no Rio Grande do Sul, uma vez que esta festa marcava - além de um espaço de lazer -, um espaço de manutenção de laços entre a comunidade.
Palavras-chave: Imigrante alemão; Kerb; Pedro Weingärtner.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.