AQUELES QUE ALMEJAM GOVERNAR: PERFIL E TRAJETÓRIA DOS OPOSITORES AO POSTO DE CAPITÃO-MOR NO CEARÁ E RIO GRANDE (1666-1759)
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o perfil e trajetória dos opositores ao posto de capitão-mor do Rio Grande e Ceará entre os anos de 1666 e 1759, período este que corresponde às consultas que serão analisadas. A documentação utilizada corresponde basicamente às consultas do Conselho Ultramarino sobre a nomeação de pessoas para ocupar o posto de capitão-mor nas capitanias supracitadas. A partir dos dados coletados, se pretende problematizar a respeito das qualidades espaciais dessas capitanias por meio das qualidades sociais dos sujeitos que as almejavam e que de fato conseguiram ser nomeados para o governo delas.
Palavras-chave: Capitão-mor; Capitania do Ceará; Capitania do Rio Grande.
Abstract:
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.