CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NACIONAIS E NACIONALISMOS: HISTÓRIA, FORMAÇÕES E ABORDAGENS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo promover uma discussão sobre a construção das identidades nacionais e dos nacionalismos, analisando suas definições e abordagens, o processo de formação das nações, das identidades nacionais e dos nacionalismos, e, por fim, considerações a respeito da construção das identidades nacionais e da nação no Brasil, a partir do imaginário social de sua população, analisando temas como o mito edênico e o complexo de grandeza, e ainda casos de regionalismos presentes no estado do Rio Grande do Sul . Os processos que permeiam a construção das nações, identidades nacionais e nacionalismos são, frequentemente, pauta nos debates entre historiadores pela importância que representam e pelas diferentes visões sobre elas. Opiniões recorrentes e específicas de determinados autores serão analisadas no sentido de compreender este tema complexo e relevante à pesquisa historiográfica. Dessa forma, busca-se neste artigo realizar uma análise teórico-conceitual baseado em autores que são referências no assunto.
Palavras-chave: Identidades nacionais; Modernidade; Nação; Nacionalismos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.