ESTUDO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA ENTRE OS SÉCULOS XX E XXI
Abstract
O presente estudo aplica os aportes teórico-conceituais da história regional para discutir o processo de internacionalização da agricultura brasileira entre os séculos XX e XXI. Para tanto, investiga os fatores determinantes para o processo de internacionalização da agricultura brasileira face ao período de transição de conjunturas ocorrido na década de 1990. É através da relevância do movimento de internacionalização da agricultura, a partir do qual o setor passou a se caracterizar como um dos mais dinâmicos da economia brasileira, que se justifica o estudo. Em sua análise, levantam-se alguns questionamentos sobre o ambiente econômico brasileiro e o impacto das suas reformas sobre o setor, bem como sobre a influência da aceleração do processo de globalização em relação ao processo de internacionalização. Procura-se, assim, identificar o elemento fundamental para a consolidação do referido processo, apresentando-se a elevação dos preços internacionais e, consequentemente, dos preços finais ao produtor como o fator determinante para a internacionalização da agricultura brasileira. Dessa forma, através do método de abordagem indutivo, busca-se investigar a internacionalização da agricultura brasileira na transição do século XX para o XXI.
Palavras-chave: Agricultura brasileira; Internacionalização; Séculos XX e XXI.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.