PARA QUE MAIS TARDE NÃO FALSEIES A HISTÓRIA”: MEMÓRIA E HISTÓRIA DO LIVRO "OUTUBRO, 1930"
Resumen
O artigo tem como objetivo analisar o livro Outubro, 1930, escrito por Virgílio de Mello Franco, publicado em 1931. O livro é uma memória sobre a Revolução de 1930, cujo autor foi político tradicional da Primeira República e um dos protagonistas do movimento revolucionário de 1930. É compreendido que o livro tem por finalidade legitimar a Revolução de 1930 através de críticas à Primeira República. Analisar, portanto, esta obra, permite ao estudioso ter acesso à síntese dos valores e ideais que compõem o imaginário político da sociedade brasileira da época, bem como as intencionalidades do autor na escrita do livro.
Palavras-chaves: Virgílio de Mello Franco; Primeira República; Revolução de 1930.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.