JORNAL CORREIO DA SEMANA: A SECA COMO TEMA DE PRIMEIRA PÁGINA COM ABORDAGEM CATÓLICA
Abstract
Esta pesquisa é parte da dissertação de mestrado que aponta para uma discussão sobre as políticas públicas implementadas pelo Estado para os agricultores sertanejos na década de 1970, na microrregião de Sobral – Ceará, com prioridade para aquelas políticas destinadas em períodos de estiagem. O referido artigo tem como objetivo analisar a conjuntura do jornal católico Correio da Semana, pertencente à Cúria Diocesana de Sobral. O procedimento de análise foi de atentar para a configuração de cada edição do semanário em termos da pauta de notícias; da dinâmica de sua apresentação; dos modos de noticiar os problemas e as soluções apresentadas; dos sujeitos que despontavam; e da relação com o poder público, por meio da maneira de se reportar aos órgãos governamentais. Então, foi possível identificar seu posicionamento com relação à questão da seca, no ano de 1970. O jornal analisado apresenta um posicionamento de legitimar a presença da miséria e da fome, esforçando-se por demonstrar como a razão da pobreza e da miséria dos trabalhadores rurais está associada ao fato de terem se tornado vítimas da seca. O aprofundamento da leitura de suas páginas permitiu acompanhar a formulação de estratégias de produção e reprodução de uma memória em torno da região Nordeste, que a caracteriza como lugar do atraso, da miséria, das secas.
Palavras-chave: Agricultores; Imprensa; Memória; Seca.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.