“FILMES! FILMES! E MAIS FILMES!”: A PUBLICIDADE IMPRESSA DA LOJA FOTO MODERNA NO CONTEXTO HISTÓRICO DOS ANÚNCIOS JORNALÍSTICOS (1937 – 1960)
Resumo
Por mais que tenha tardado a chegar, a imprensa em território brasileiro começou a se espalhar e popularizar, iniciando-se no Rio de Janeiro, e gradualmente atingindo todo o território nacional. O Rio Grande do Sul foi um dos estados brasileiros que iniciou sua produção jornalística independente mais tardiamente, porém os jornais preservados da época possibilitam estudos diversos, entre eles, análises referentes à publicidade impressa. Este artigo objetiva uma análise da historiografia sobre a história do jornalismo, da publicidade e das publicações impressas, localizando no tempo, espaço e contextos sociais, a publicidade impressa utilizada pelos fotógrafos Czamanski no jornal passo-fundense, O Nacional. Estas publicidades estudadas provêm da época em que a família Czamanski adquiriu o empreendimento Foto Moderna até anos subsequentes, procurando identificar os meios pelos quais se buscava anunciar seus serviços e produtos durante os primeiros vinte e três anos de atuação dos fotógrafos Czamanski na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Este trabalho de pesquisa histórica se deu através da busca de anúncios comerciais no periódico e período previamente citados, onde a loja Foto Moderna ou os fotógrafos Czamanski são mencionados.
Palavras-chave: Fotografia;História da fotografia; História regional; Imprensa; Publicidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.