IMPRENSA E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DE CONFLITOS ENTRE PARANÁ E SANTA CATARINA NOS JORNAIS DA DÉCADA DE 1900
Resumen
O presente artigo procura discutir possibilidades de uso das fontes jornalísticas para a pesquisa em história, tomando como objeto conflitos e casos de violência ocorridos no início do século XX (1900-1908) nos vales dos rios Timbó e Paciência entre as vilas de União da Vitória e Canoinhas, período de intensa instabilidade envolvendo os estados do Paraná e Santa Catarina devido a questão de limites, naquilo que ficou conhecido como Contestado. Os discursos manifestos nos jornais O Dia, República, Gazeta de Joinville, A República, A Notícia e Diário da Tarde, procuravam informar o leitor de aspectos diversos, a formar uma ideia, um conceito acerca da daquela região. Desta forma, problematizar a noção de região em um espaço temporal em que a própria construção dessa noção não estava definida, pode elucidar aspectos sobre casos de violência, envoltos em relações de poder entre as forças políticas dos dois estados. Com base nos aportes teóricos e metodológicos da Análise de Discurso, demonstrar-se-á que o estudo dos jornais de época é promissor para compreensão histórica de momentos antecedentes a eclosão da Guerra do Contestado (1912-1916).
Palavras-chave: Contestado; Discursos; Jornais; Violência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.