DEUS ESTÁ MORTO. SATàVIVE: UMA ANÁLISE DO SATANISMO EM O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
Abstract
Objetiva-se por meio do trabalho analisar a representação do Satanismo presente no filme O bebê de Rosemary, lançado em 1968 nos Estados Unidos pela Paramount Pictures e dirigido por Roman Polanski. Para tal, explora-se a organização do Satanismo na década de 1960 nos Estados Unidos, o qual é compreendido enquanto uma crença que se opõe às religiões cristãs. A abordagem em questão possibilita pensar três momentos da narrativa: o ritual ao qual Rosemary é submetida, a relação entre os personagens que ocasionam mortes estranhas e o consequente sucesso na carreira de Guy Woodhouse e, finalmente, a presença de Satã no centro da crença do grupo apresentado. Em função dos objetivos apresentados, parte-se das reflexões e conceitos de Marcel Mauss (1974) Michel de Certeau (2006), Danièle Hervieu-Léger (2008), Ruben Van Luijk (2016) e Asbjørn Dyrendal (2016).
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