Submissions

Login or Register to make a submission.

Author Guidelines

Diretrizes para os autorxs

a. A revista é composta pelas seções fixas Artigos Dossiê, Artigos Livres, Resenhas, Entrevistas, Relatos de sala de aula - docência em História. 

a.1 Os textos para as seções Artigos Dossiê, Artigos Livres poderão ter entre 15 e 25 páginas. Resenhas, Entrevistas, Relatos de sala de aula - docência em História deverão ter no mínimo 7 páginas e no máximo 10 páginas, também incluídas as notas e referências. A formatação deve obedecer as mesmas normas previstas para as seção de artigos livres.

 

a.2 Em caso de resenha crítica, para títulos nacionais, considera-se as obras editadas nos últimos 3 anos anteriores à submissão da resenha. Para os títulos estrangeiros, considera-se as obras editadas nos últimos 5 meses anteriores à submissão da resenha.

 

a.3 Para seção Entrevistas a formatação deverá seguir as mesmas orientações de artigos, todavia, é dispensada introdução, desenvolvimento e considerações finais. Contendo título, resumo e palavras-chave (e suas respectivas traduções para línguas estrangeiras), o teor da entrevista e as referências.


b. A contribuição deverá ser original e inédita e não poderá estar sendo avaliada para publicação em outra revista.


c. Os textos serão aceitos em português, espanhol, inglês, francês e italiano. 


d. A Semina recebe manuscritos produzidos por discentes de graduação e pós-graduação, bem como de pesquisadores e pesquisadoras da área de História e de campos afins, sem exigência de titulação mínima.

d.1. Para graduandxs é demandada uma carta de recomendação de publicação, emitida e assinada por um professxr orientadxr da IES que estuda. Esse documento deve ser anexado a submissão em componente específico "Carta de recomendação do orientador". O conteúdo da carta deve conter: a) nome completo do professxr orientadxr, IES vinculada, iD Lattes e iD ORCID delx, b) breve justificativa de recomendação da qualidade teórica, metodológica e historiográfica do manuscrito. Deve ser assinado pelo Gov.br ou manualmente (scanner).

d.2. É vedada a proposição de submissões por discentes do doutorado do PPGH-UPF à qualquer seção da Revista.

d.3. A cada edição da Semina somente serão publicados 30% de artigos livres produzidos por discentes do mestrado do PPGH-UPF. Às demais seções essa regra não se aplica.

 

e. Os artigos enviados aos editores da revista Semina serão submetidos à avaliação cega de, no mínimo, dois pareceristas. No caso de controvérsias será apontado um terceiro parecerista, conforme previsto pela Política Editorial.

 

f. Afirmações, opiniões e conceitos expostos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam a opinião da Revista Semina. Os Editores da Revista reservam-se estritamente ao direito de sugerir ao autor modificações de forma, a fim de adaptar as produções ao padrão editorial e gráfico da revista.

 

g. Os textos deverão ser submetidos por meio do Open Journal Systems (OJS), através deste site. 


h. O autor que publicar na Semina, precisa aguardar no mínimo 2 anos para voltar a publicar novamente na revista.

 

i. Cada autor(a) poderá submeter ou manter em processo uma publicação por vez.

 

j. Serão permitidos, no máximo, dois autores por publicação.

 

k. Os organizadores de Dossiês terão a responsabilidade de auxiliar o processo editorial, garantindo a qualidade do material. Destaca-se que os responsáveis pelo dossiê não podem ser autores e nem coautores de artigos no dossiê sob sua edição.

 

l. Os autores deverão OBRIGATORIAMENTE preencher corretamente seus dados no sistema e incluir em comentários para o editor o Link do iD Lattes e iD Orcid. Sem essas informações não haverá prosseguimento do processo de submissão.

 

Normas para apresentação do texto

Para efeito de padronização gráfica, os trabalhos deverão seguir, rigorosamente, as normas abaixo especificadas, sob o risco de não serem aceitos, independentemente da adequação do conteúdo.

1. Os artigos de Dossiê e livres deverão ter entre 15 e 25 páginas, incluídas as notas e referências. Os textos para as seções de Resenhas críticas, Entrevistas, Relato de sala de aula - docência em História deverão ter no mínimo 7 e no máximo 10 páginas, também incluídas as notas e referências.


2. Os manuscritos deverão vir acompanhados de:

2.1 Resumo no idioma original, e de um resumo em português, quando este não for o idioma original, bem como de resumos em espanhol e inglês (NESTA ORDEM), com no mínimo oito e máximo dez linhas.

2.2 Três palavras-chave no idioma original, em português (quando este não for o idioma original), três em espanhol (palabras clave) e três em inglês (keywords). Escritas em ordem alfabética e divididas por ponto final, como no exemplo: Conhecimento. Ditadura. Historiografia. 

3. O título do manuscrito deverá aparecer em seu idioma original e traduzido para o português (quando este não for o idioma original), seguido de suas versões em espanhol e inglês (nesta ordem).

4. Independentemente da seção em que se enquadrem (respeitadas as exceções das citações diretas) os textos deverão ser digitados no editor de texto Word for Windows em formato A4. Usar fonte Times New Roman 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, margens de 3 superior e esquerda e 2 inferior e direita, parágrafo de 1,5 cm (primeira linha), alinhamento justificado.

4.1 O título deverá ser centralizado, em negrito, em fonte Times New Roman 16 e espaçamento entrelinhas simples. Suas traduções para espanhol e inglês, NESTA ORDEM, em tamanho 14 e entre os títulos, um enter. Observar a digitação em maiúsculas e minúsculas.

4.2 Os subtítulos deverão ter fonte de tamanho 13, sem numeração, com alinhamento à esquerda, espaço simples, enter de 1,5 antes e depois. Escrever em maiúsculas e minúsculas e em negrito.

4.3 Os subtítulos Resumo e Palavras-chave deverão estar em fonte Times New Roman 10 e com espaçamento simples. Escrever em maiúsculas e minúsculas e em negrito.

5. Resumo e palavras-chave: o resumo deverá ser redigido em parágrafo único, frases concisas (não em tópicos), com verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular; as palavras-chave devem aparecer logo abaixo do resumo, em ordem alfabética, separadas por ponto.

5.1 Resumo com no máximo dez linhas e no mínimo oito.

5.2 Palavras-chave devem ser três.


6. Ilustrações, tabelas e outros recursos visuais: deverão ter identificação completa (legenda e fonte) e ser numeradas consecutivamente para cada tipologia, inseridas o mais próximo possível da menção no texto. Em caso de fotos ou ilustrações mais elaboradas, deverá ser enviado arquivo anexo com os originais. Tabelas e quadros deverão estar no formato de texto, não como figura. Ilustrações, tabelas e outros recursos visuais deverão ser redigidos, inclusive os títulos, em fonte Times New Roman 10 e com espaçamento simples. O autor é responsável pela autorização de publicação da imagem, bem como pelas referências correspondentes. 

6.1 Adicionar elas no texto, incluindo a identificação

- acima dela: Figura/Tabela/Quadro 1(?) - Título

e

abaixo: Fonte: ........

6. Usar maiúsculas e minúsculas, em negrito, fonte tamanho 10, espaçamento simples na identificação e centralizadas.


7. Siglas: na primeira vez em que forem mencionadas, devem, antes de constar entre parênteses, ser escritas por extenso, conforme exemplo: Universidade de Passo Fundo (UPF). 


8. Notas de fim: deverão ser utilizadas apenas as de caráter explicativo e/ou aditivo e para indicação de fontes primárias. Não serão aceitas notas de rodapé (converter em notas de fim).


9. Destaques: deverá ser usado itálico para palavras estrangeiras com emprego não convencional, neologismos e títulos de obras/periódicos.


10. Citações: deverão obedecer à forma (Sobrenome do autor, ano) ou (Sobrenome do autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do autor, ano(a), p. xx).

10.1 As citações com mais de três linhas deverão constar em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas, alinhamento justificado, margem esquerda de 4 cm, sem deslocamento de primeira linha, com espaçamento simples e um parágrafo 1,5 antes e depois. 

10. 2 Deverá ser adotado uso de aspas duplas para citações diretas no corpo de texto (trechos com até três linhas). No caso de mais de três autores, indicar sobrenome do primeiro seguido da expressão latina et al. (em itálico).

10.3 A referência reduzida deverá ser incluída após a citação, e não ao lado do nome do autor, conforme exemplo: De acordo com Paulo Freire, “[...] o educador problematizador (re)faz, constantemente, seu ato cognoscente, na cognoscitividade dos educandos” (1987, p. 69).

ATENÇÃO! CONFORME APONTA A ABNT NBR 10520: 2023:
A) NÃO UTILIZAR CAIXA ALTA para indicar sobrenomes de autores ou fontes (poderá ser usado a sigla ou nome completo da
instituição ou órgão)

B) NÃO EXISTEM DOIS PONTOS FINAIS. NÃO UTILIZAR DOIS PONTOS FINAIS. O ponto final deve ser após a entrada, como em: “[...] o educador problematizador (re)faz, constantemente, seu ato cognoscente, na cognoscitividade dos educandos” (1987, p. 69). Perceba que no exemplo NÃO EXISTEM um ponto final antes do (1987,...) HÁ APENAS UM PONTO FINAL DEPOIS DA ENTRADA...

C) Em relação a aspas e ponto final e indicação de nota de fim, a ordem deverá ser sempre como em:   ".1

Ou seja, ASPAS, PONTO FINAL E INDICAÇÃO DE NOTA.
  

11. Referências: (usar apenas a palavra Referências em minúsculo e maiúsculo em negrito, a esquerda, tamanho 13)

Deverão constar, exclusivamente, os textos citados, em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT NBR 10520:2023. Texto alinhado a esquerda, espaçamento 1pt, com espaçamento de parágrafos acima. 

Deverá ser adotado o mesmo padrão em todas as referências: logo após o sobrenome, que será grafado em maiúsculas, apresentar o nome completo ou apenas as iniciais, sem misturar os dois tipos de registro (FREIRE, Paulo ou FREIRE, P.).

11.1 Use negrito somente no título principal da obra, não no subtítulo.

11.2 As fontes primárias deverão constar na lista de referências, obedecendo as regras de referências.


Exemplos de referências mais recorrentes:
Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. 
Capítulos de Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. p. xx-yy. (página inicial - final).
Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade: Editora, v. ___, n. ___, p. xx-yy (página inicial - final), mês abreviado. ano.
Textos de publicações em eventos:
SOBRENOME, Nome. Título. In: NOME DO EVENTO, número da edição do evento, ano em que o evento ocorreu, cidade de realização do evento. Título dos Anais. Anais... Cidade: Editora, ano. p. xx-yy (página inicial - final).
Teses / Dissertações:
SOBRENOME, Nome. Título da D/T. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado em.../Doutorado em...) – Nome do Programa de Pós Graduação ou Faculdade, Nome da IES, Cidade, Ano.
Sites:
[Informações variáveis]. Disponível em: . Acesso em: dd. mm. aaaa.

12. O NOME DO AUTOR (A) NÃO PODERÁ CONSTAR NO TEXTO E DEVE SER REMOVIDO DAS PROPRIEDADES DO ARQUIVO. SE OCORRER O TEXTO SERÁ AUTOMATICAMENTE REPROVADO E REQUERIRÁ UMA NOVA SUBMISSÃO.


13. O autor(a) poderá indicar fonte/s de financiamento da pesquisa nas informações para os editores, no momento da submissão em comentários para o editor.


14. A redação do texto deve obedecer o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008 e o texto deve ser separado em Considerações iniciais, Desenvolvimento (dividido conforme necessidade), Considerações finais e Referências. Reiteramos: não usar introdução e conclusão, nem Referências bibliográficas, mas Considerações iniciais e Considerações finais e Referências.


15. Cabe ao autor(a) fazer as revisões das normas, ortográfica e gramatical do texto antes da submissão. Sob pena de ter sua submissão inviabilizada.


16. O uso de itálico deverá se limitar aos estrangeirismos e aos títulos de obras. Não deverá ser utilizado negrito ou sublinhado no texto e nas notas, apenas nos títulos, subtítulos (incluindo os de resumo e palavras-chave e suas traduções).


17. Os Editores poderão recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas.


18. Caso seja necessário, os editores da revista se reservam o direito de alterar aspectos formais do texto, como espaçamento, negrito, itálico etc., para que a revista mantenha um padrão de normas e gráfico homogêneo.

Artigos Livres

Política padrão de seção

Dossiê Interiorização da assistência e dos cuidados de saúde no Brasil [...]

Dossiê:

Interiorização da assistência e dos cuidados de saúde no Brasil: e a construção do direito à saúde no Brasil

Proponentes: Bruno Sanches Mariante da Silva (UPE - Petrolina) e Ana Clara Farias Brito (UPE - Petrolina).

Este dossiê temático tem como objetivo reunir estudos históricos que investiguem os múltiplos processos de interiorização da assistência e dos cuidados de saúde no Brasil, compreendidos como parte essencial da construção de políticas públicas, dinâmicas institucionais, práticas sociais e culturais ao longo do tempo. A interiorização da saúde — entendida aqui como a expansão das ações e serviços de assistência médica, sanitária e hospitalar para além dos grandes centros urbanos — foi marcada por diferentes arranjos políticos e por uma complexa teia de atores, saberes e instituições.

 

Data limite de submissão: 10 de abril de 2026.

Dossiê 80 anos do fim da Ditadura do Estado Novo: História, Memória e [...]

Dossiê 80 anos do fim da Ditadura do Estado Novo: História, Memória e (novas) abordagens. 

Proponentes: Maycon Dougllas Vieira dos Santos (USP), Jéssica Thaís de Oliveira Bassoli (USP), Jaqueline Uzai Tavares (USP).

No ano de 2025, celebram-se os 80 anos do fim do Estado Novo, um dos períodos mais complexos e determinantes da história brasileira contemporânea. Marcado por profundas transformações políticas, sociais e culturais, o Estado Novo (1937-1945) redesenhou o cenário político nacional e moldou dinâmicas institucionais e narrativas que reverberam até os dias atuais. Ao destacar a relevância histórica deste período e como ele foi tratado na memória coletiva e na historiografia, esta proposta busca atrair estudos que contribuam para uma compreensão mais ampla e integrada do período, reafirmando sua centralidade nos estudos sobre a formação do Brasil contemporâneo. Ainda que amplamente estudado, o tema em questão está longe de ter sido esgotado, com possibilidade do surgimento de novas interpretações e o debate de antigas polêmicas.

Data limite para submissão: 02 de novembro de 2025.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.