O jogo das oposições e distinções: a crise nacional e suas consequências na disputa eleitoral sul-rio-grandense (1954)
Abstract
Em 1954, o PSD, a UDN e o PL formaram uma coligação – Frente Democrática (FD) – contrária a Getúlio Vargas e, em consequência, ao governo estadual petebista de Ernesto Dornelles. A crise nacional – a inflação, o atentado da rua Tonelero, os desdobramentos do respectivo inquérito e o suicídio do presidente Vargas – permeou a disputa eleitoral no Rio Grande do Sul. De um lado, os trabalhistas e a retórica da “justiça das urnas” para vingar-se dos “golpistas”. De outro, os oposicionistas acusando o próprio PTB pelo derradeiro ato de Vargas. A partir da análise da propaganda eleitoral veiculada nos jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, este trabalho tem por objetivo compreender as narrativas produzidas pelos dois lados da contenda no jogo das oposições e distinções.
Palavras-chave: Frente Democrática. Trabalhistas. Eleições no Rio Grande do Sul
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.