A educação libertária no jornal anarquista A Luta: da escola Eliseu Reclus às práticas de leitura e outras expressões culturais
Palabras clave:
Anarquismo., Educação., Escola Eliseu Reclus.Resumen
Este artículo tiene como objetivo presentar las múltiples formas en que se difundió, practicó y fomentó la educación libertaria a través del diario anarquista A Luta, que circuló en la ciudad de Porto Alegre durante los años de 1906 a 1911. En el número inaugural del periódico se presenta la Escuela Eliseu Reclus, que, inspirada en los estudios del educador catalán Francisco Ferrer, ejercía la enseñanza libre. Monitorear la trayectoria y actividades desarrolladas en esta escuela es uno de los objetivos de este trabajo, así como conocer qué materiales de lectura conformaron el acervo de la Oficina de Lectura de la escuela Eliseu Reclus, teniendo en cuenta el autoeducación impulsada por los libertarios. Finalmente, el objetivo es también hablar, aunque sea brevemente, de otras prácticas culturales y pedagógicas que ayudaron en la formación de sujetos basados ​​en los principios libertarios.
Descargas
Referencias
FERRER i GUARDÍA. La Escuela Moderna. [s/d]. Tradução Ateneu Diego Giménez. Piracicaba: Atenu Diego Giménez, 2010.
GALLO, Sílvio. Anarquismo e Educação: os desafios para uma pedagogia libertária hoje. Rev. De Ciências Sociais, n.35, p. 169-186, Abr. 2012.
GRAVE, Juan (1901). Las aventuras del nono. Madri: Libertarias, 1992.
PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz. “Que a união operária seja a nossa pátria!”: História das lutas dos operários gaúchos para construir suas organizações. Santa Maria: editoraufsm; Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.
POLETTO, Caroline. A imaginação subversiva ao redor do mundo: Imagens, Poesias e Contos de Protesto na Imprensa Anarquista e Anticlerical (Espanha, Argentina e Brasil, 1897-1936). 2017. 471 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Unisinos, São Leopoldo, 2017.
RODRIGUES, Edgar. Nacionalismo e cultura social (1913-1922). Rio de Janeiro: Laemmert, 1969.
SOARES, Eduardo da Silva. CULTURAS DE CLASSE EM PORTO ALEGRE (1905-1911): OS MUNDOS DO TRABALHO NA IMPRENSA ANARQUISTA E SOCIALISTA. Dissertação de Mestrado – Curso de História, UFSM/RS, Santa Maria, 2016.
ULLMAN, Joan Conelly. Na Semana Trágica. Estudo sobre as causas socioeconómicas do anticlericalismo em Espanha, 1898-1912. Esplugues de Lhobregat: Ariel, 1972.
VALVERDE, Antonio José Romera. Socialismo libertário, educação e autodidatismo: entrevista-depoimento de Jaime Cubero. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo: Faculdade de Educação da USP, vol.34, n.2., p. 393-397, Mai/ago. 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.