Memoria, historia y literatura:
el Golpe de 1964 y la Dictadura en Senador Pompeu em Crônicas (2004)
DOI:
https://doi.org/10.5335/55syed92Palabras clave:
Crónicas, Autor de memorias, Senador PompeuResumen
El artículo investiga la obra memorialística Senador Pompeu em Crônicas (2004), de José Maria Saraiva Nogueira Júnior, centrándose en la trayectoria intelectual de su autor y las crónicas que abordan sujetos o situaciones relacionadas al Golpe de 1964 y la Dictadura en la ciudad de Senador Pompeu-CE. Se comprobó que la narrativa fuera influenciada por su trayectoria personal e intelectual al passo que construyera, con las crónicas, una determinada memoria sobre la ciudad a partir de los sujetos y hechos retratados. Además, se notó todavía que, aunque posevendo contradicciones referentes al lugar social de su autor, sus intenciones, silêncios e intereses, la obra puede cumplir papel importante en termos de conocimiento de la historia local si se analiza de forma crítica. Para ello, dialogamos con Barbosa (2013; 2015), Candido (2006), Le Goff (1990), Portelli (2006), Thomson (1997), entre otros.
Descargas
Referencias
BARBOSA, Nathan Pereira. Memorialistas do Sertão Central: memória, identidade, cultura, historiográfica e legitimação do discurso em Quixadá e Quixeramobim (1996-2002). 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Mestrado Acadêmico em História, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87699 Acesso em: 9 out. 2023.
BARBOSA, Nathan Pereira. Práticas historiográficas no interior do Ceará: memorialistas e cronistas. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH, 2013, Natal. Anais Eletrônicos [...]. Natal: Associação Nacional de História, 2013, p. 1-16. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364357111_ARQUIVO_artigo-Copia.pdf Acesso em: 9 out. 2023.
BARROS, José D’Assunção. História e Literatura – novas relações para novos tempos. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades, n. 6, p. 1-27, mai./out. 2010. Disponível em: https://www.revistacontemporaneos.com.br/n6/dossie2_historia.pdf Acesso em: 01 dez. 2022.
BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9ª. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
CARVALHO, Luiz Flavio Mendes de. As práticas políticas e a conquista do voto: Senador Pompeu – 1960 a 1990. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2003.
CAVALCANTE, José Gracias. Participação Popular e Cidadania em Senador Pompeu – CE. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Campus Avançado do Sertão Central II da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Universidade Federal do Ceará, Senador Pompeu, 2002.
CERTEAU, Michel de. A Operação Historiográfica. In: A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
CORDEIRO, Janaina Martins. A ditadura em tempos de milagre: Comemorações, orgulho e consentimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. 6ª. ed. São Paulo: Martins Fontes: 2006.
FERREIRA, Antonio Celso. A fonte fecunda. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. p. 61-92.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Editora Ática, 2002.
GIOVANAZZI, João Paulo. Paróquia de Nossa Senhora das Dores: 80 anos servindo ao Senhor. Francisco Beltrão: Grafit, 1999.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2013.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
MARTINS, Antônio Wesley do Nascimento. Da “Experiência Democrática” àDitadura: Política, Igreja e Movimentos Sociais em Senador Pompeu-CE de 1962 a 1967. 2022, 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2022.
MEDEIROS, Fabrício Ferreira. A nova história política. Temporalidades – revista de história, Belo Horizonte, v. 9, n. 3, p. 258-269, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5931/pdf. Acesso em: 15 dez. 2024.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História Oral. Como fazer como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
NAPOLITANO, Marcos. 1964. História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2020.
NOGUEIRA JÚNIOR, José Maria Saraiva. Senador Pompeu em Crônicas. Fortaleza: ABC, 2004.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
PORTELLI, Alessandro. O massacre de Civitella Val di Chiana (Toscana, 29 de junho de 1944): mito e política, luto e senso comum. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Orgs.). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 103-130.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura, anistia e reconciliação. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 23, n. 45, p. 171-186, 2010.
ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha Viz (Orgs.). A Construção Social dos Regimes Autoritários, Volume II: Legitimidade, consenso e consentimento no século XX – Brasil e América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
ROUSSO, Henry. A memória não é mais o que era. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Orgs.). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 93-102.
SILVA, Karoline Queiroz e. “Viva as Almas da Barragem!”: A Construção da Caminhada da Seca em Senador Pompeu-CE (1982-1998). 2017, 136 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/30957/5/2017_dis_kqsilva.pdf Acesso em: 5 abr. 2020.
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René (Org.). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 231-270.
SOUZA, Helton Anderson Xavier de. Igreja é Povo, Povo é Gente: Padre Albino Donatti e um novo jeito de ser Igreja em Senador Pompeu-CE (1980-1995). 2021, 131 f. Dissertação (Mestrado em História e Letras) – Mestrado Interdisciplinar em História e Letras, Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2021. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=102840 Acesso em: 19 mar. 2022.
TAVARES, Tânia dos Santos. Leonel Brizola e os nacional-revolucionários: Grupo dos Onze em Duque de Caxias, Rio de Janeiro (1963-1964). In: FREIRE, Américo; FERREIRA, Jorge. (Orgs.). A razão indignada: Leonel Brizola em dois tempos (1961-1964 e 1979-2004). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. p. 87-120.
THOMSON, Alistair. Recompondo a Memória: Questões sobre a relação entre a História Oral e as Memórias. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, v. 15, p. 51-84, abr. 1997.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.