Os enlutados e suas memórias:
uma análise dos relatos familiares sobre a Ditadura Trujillista na República Dominicana
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v24i1.16987Palavras-chave:
Memória, República Dominicana, Regime DitatorialResumo
A obra resenhada tem por título Dictaduras: 14 relatos de famílias (2022), cuja autoria é da venezuelana Rosa Aura Ildefonso Álvarez em que decide reunir um conjunto de entrevistas nas quais retratam a memória e a dor do luto dos muitos familiares que perderam seus entes queridos em função da ferrenha perseguição do governo trujillista. Tal governo ditatorial instaurado na República Dominicana era marcado pela violência, principalmente, contra aqueles que se opunham. Com este trabalho, Rosa Ildefonso expõe as consequências de um regime ditatorial e suas vilanias a fim de conscientizar os mais jovens dos horrores deste evento traumático.
Downloads
Referências
DEINA, M. S. Fonte oral: uma ferramenta a serviço da historiografia contemporânea. In: X ENCONTRO REGIONAL SUL DE HISTÓRIA ORAL: A HISTÓRIA ORAL E O DIREITO À MEMÓRIA, 2019, Anais eletrônicos [...]. Curitiba-PR: Universidade Federal do Paraná. Disponível em: https://www.sul2019.historiaoral.org.br/resources/anais/12/abhosul2019/1571324992_ARQUIVO_0cfae1eff603d0e8eb66e48556fec8d1.pdf. Acesso em 05 abr. 2025.
GARCÍA MICHEL, E. 30 de Mayo Trujillo Ajusticiado. Comisión Permanente de Efemerides Patrias: Santo Domingo, República Dominicana, 2012.
ILDEFONSO ÁLVAREZ, R. A. Dictaduras: 14 relatos de famílias. Santo Domingo-RD: Amigo del Hogar, 2022.
SELIGMANN-SILVA, M. Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psic. Clin., Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 65 – 82, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pc/a/5SBM8yKJG5TxK56Zv7FgDXS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 abr. 2025.
VEGA, B. Unos desafectos y otros en desgracia: sufrimientos bajo la Dictadura de Trujillo. Fundacion Cultural Dominicana: Santo Domingo, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.