Um inglês no Monte Fuji: A expedição político-científica de Rutherford Alcock em 1860 * An English at Mount Fuji: The political-scientific expedition Rutherford Alcock in 1860
Resumen
Resumo: O presente artigo toma como ponto de partida a expedição do diplomata inglês Rutherford Alcock ao monte Fuji, no centro do Japão, em 1860. Com base no relato publicado por Alcock, percebe-se que por trás da viagem havia uma mistura intrincada de interesses políticos, diplomáticos, culturais e científicos, cuja análise permite um melhor conhecimento da história do Japão, da Inglaterra vitoriana e de suas relações.
Palavras-chave: Japão, literatura de viagem, expedições científicas
Abstract: This articles takes as its starting point English diplomat Rutherford Alcock's 1860 expedition to Mt. Fuji. Through a reading of Alcock's report, it can be seen that behind his trip lay a intricate combination of political, diplomatical, cultural and scientific interests, the analysis of which allows a better understanding of the history of Japan, Victorian Britain and their relations.
Keywords: Japan, travel writing, scientific expeditions
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.