MARXISMO E ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁXIS DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO-SOCIAL
Resumen
RESUMO: O significado do conhecimento histórico, esta perdendo seu sentido, resultado dastransformações sociais e novos anseios culturais contemporâneos. Assim, os professoresde História, em meio das necessidades de criarem novos métodos de se ensinar oconhecimento propriamente dito, buscam romper com o ensino tradicional de História.Pretende-se desta forma, discutir a criação de um novo sentido para o conhecimentohistórico que, baseado nas perspectivas do novo marxismo não ortodoxo, envolvam osalunos tanto do ensino básico quanto do superior às questões político-econômicas esócio-culturais contemporâneas.
Palavras-Chave: Marxismo; ensino de História; sujeito crítico-social.
ABSTRACT: The significance of historical knowledge, is losing its meaning, the result of socialchanges and new contemporary cultural anxieties. Thus, teachers of history, in the midstof the needs to develop new methods to teach the knowledge itself, seeking to breakwith the traditional teaching of history. It is intended this way, discussing the creation ofa new sense of historical knowledge that, based on the prospects of the new Marxismunorthodox, involving both students of basic education as the top issues to politicaleconomicand socio-cultural contemporary.
Keywords: Marxism, history teaching, social-critical subject.
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