AS QUESTÕES DE GÊNERO E A LITERATURA RUSSA DE GÓGOL: UM DIÁLOGO SOBRE RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NA OBRA TARAS BULBA
Palabras clave:
Cossacos. Questões de Gênero. Taras BulbaResumen
O presente artigo visa apresentar as questões e papéis de gênero em uma obra específica da literatura russa, representada pela figura de Nikolai Gógol¹, a partir do romance Taras Bulba, do século XIX. Partindo da evocação dos conceitos e problemas colocados por historiadores e filósofos como Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Simone de Beauvoir e Judith Butler, dispõe-se compreender como o modelo patriarcal de poder implicado nas construções sociais atuais, já eram presentes, não só no ocidente grego o qual Beauvoir tomará como exemplo, mas também permanece remanescente desde países aparentemente mais distantes da cultura ocidental, como Ucrânia e Rússia. Em outras palavras, trata-se de compreender como uma obra literária de 1835 permanece atual, de modo que, não simplesmente influenciou outras posteriores, mas serve ainda de espelho contra problemas ligados ao machismo do século XXI.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-05-28
Número
Sección
Artigos Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.
Cómo citar
AS QUESTÕES DE GÊNERO E A LITERATURA RUSSA DE GÓGOL: UM DIÁLOGO SOBRE RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NA OBRA TARAS BULBA. (2018). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 16(2), 101-116. https://ojs.upf.br/index.php/ph/article/view/8184