MEDICINA E MODERNIDADE: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MEDICINA EM GOIÁS
Resumen
O presente artigo discute a constituição do saber médico em Goiás e oferece um apanhado geral do processo de institucionalização da medicina. Por meio das contribuições historiográficas de Mary Karasch e Gilka Salles traça uma linha histórica do século XVIII e XIX até a construção da Faculdade de Medicina em Goiás. A discussão perpassa o conceito de sertão para localizar as representações dos médicos e seus discursos no estado, bem como a reverberação dos mesmos através da construção de Goiânia. Por meio de excertos de publicações em periódicos médicos procurou-se perceber as representações em torno do saber a partir da visão da própria classe médica, discutindo questões relacionadas com o conceito de sertão e a apropriação política do discurso da saúde como forma de dominação. A base é a fundação da Associação Médica de Goiás e a publicação da Revista Goiana de Medicina.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.