LAROIÊ AO POVO DA RUA: REPRESENTAÇÕES DOS EXUS E POMBAGIRAS NA RELIGIOSIDADE UMBANDISTA
Resumen
Esse artigo investiga as representações dos guias espirituais exus e pombagiras na religiosidade Umbandista, a partir de três aspectos intrínsecos na vivência espiritual desses com os adeptos e consulentes, as relações de gênero, o aspecto da moralidade e as representações. Dessa forma, compreendendo as relações entre entidades, médiuns e consulentes, refletimos sobre as influências exercidas por estes personagens no contexto religioso Umbandista. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo em duas cidades localizadas na região sudoeste do Paraná: Pato Branco e Francisco Beltrão. Tal pesquisa deu-se através da observação dos rituais e entrevistas com iniciados, participantes e com as próprias entidades religiosas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.