Sobre a Revista
A Revista Semina – Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF é um periódico científico da área de História, com publicação em fluxo contínuo - ahead of print, em periodicidade semestral (a partir de 2025/2), editado pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (Mestrado e Doutorado). Nossa missão é promover a circulação e a problematização do conhecimento histórico e das Ciências Humanas, publicando contribuições inéditas que resultem de pesquisas originais, em perspectiva histórica e em suas múltiplas interfaces.
Com processo de avaliação por pares, a revista busca reunir trabalhos que expressem a pluralidade metodológica, teórica e analítica da historiografia contemporânea, incentivando o diálogo entre diferentes abordagens e campos de investigação. Todo o processo de submissão e de publicação é inteiramente gratuito, não sendo cobradas taxas de submissão ou de editoração, o que reafirma o compromisso da Revista Semina com o acesso aberto, a democratização do conhecimento e a valorização da produção científica frente a Ciência Aberta em suas diversas etapas.
No Qualis Periódicos/Capes do quadriênio 2017-2020, na área de História, está classificada no estrato B2.
ISSN: 1677-1001
ISSN-E: 2763-8804
Acesse o nosso Instagram @seminaupf , siga e acompanhe as atividades e divulgações do periódico.
Foco e Escopo
A Revista Semina – Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF constitui-se como um periódico científico da área de conhecimento da História, voltado à divulgação e ao debate de pesquisas no campo histórico. É vinculada aos discentes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF). Sua proposta editorial orienta-se pelo compromisso de fomentar a produção historiográfica em suas múltiplas dimensões, contemplando a diversidade de perspectivas metodológicas, teóricas, analíticas e empíricas que caracterizam o campo histórico.
Com um escopo plural, a revista acolhe artigos, resenhas críticas, entrevistas e relatos de experiências didáticas relacionados ao ensino de História, entendendo que tais contribuições desempenham papel fundamental na constante renovação do ofício do/a historiador/a. Busca-se, assim, promover reflexões que problematizem o passado, questionem suas narrativas e elaborem interpretações capazes de ampliar e enriquecer o conhecimento histórico.
A Revista Semina afirma-se, portanto, como um espaço de interlocução acadêmica que valoriza tanto a produção consolidada quanto as novas abordagens emergentes, estimulando o diálogo entre pesquisadores em diferentes estágios de formação. Nesse horizonte, pretende consolidar-se como um veículo de circulação científica comprometido com a democratização do saber histórico e com a ampliação das fronteiras do debate historiográfico contemporâneo.
A Semina possui periodicidade semestral e tem por objetivo a divulgação de produções acadêmicas inéditas, provenientes de discentes de graduação* e pós-graduação**, bem como de pesquisadores/as da área de História e de campos afins, sem exigência de titulação mínima***. Ao adotar essa diretriz, a Revista reafirma seu caráter plural e democrático, constituindo-se como um espaço de circulação de saberes que estimula a inserção de diferentes vozes no debate historiográfico.
*Para graduandos/as é demandada uma carta de recomendação de publicação, emitida e assinada por um/a professor/a orientado/ar da IES onde estuda. Esse documento deve ser anexado a submissão em componente específico "Carta de recomendação do orientador". O conteúdo da carta deve conter: a) nome completo do professor orientador, IES vinculada, iD Lattes e iD ORCID dele, b) breve justificativa de recomendação da qualidade teórica, metodológica e historiográfica do manuscrito. Deve ser assinado pelo Gov.br ou manualmente (scanner).
** É vedada a proposição de submissões por discentes do doutorado do PPGH-UPF à qualquer seção da Revista.
***A cada edição da Semina somente serão publicados 30% de artigos livres produzidos por discentes do mestrado do PPGH-UPF, seguindo sempre a ordem de chegada da submissão, sendo os textos excedentes aprovados e encaminhados para as edições subsequentes. Às demais seções essa regra não se aplica.
Missão
Fomentar a produção e a circulação do conhecimento histórico, promovendo a divulgação de pesquisas inéditas em múltiplas perspectivas e valorizando a participação ativa de discentes em todos os níveis de formação, promovendo a ampliação do debate científico e fortalecendo a historiografia contemporânea.
Histórico do periódico
A Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da Universidade de Passo Fundo, teve sua primeira publicação no ano de 2001, quando os alunos da primeira turma do Mestrado em História do PPGH-UPF, que iniciaram em 1999, terminavam seus trabalhos de dissertação. A intenção era a divulgação dos trabalhos dos mestrandos, sendo que no decorrer do curso estes produziam seus artigos científicos e eram incentivados a publicá-los. Assim, a Semina vinha ao encontro dos objetivos dos discentes e também do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo. Essas primeiras edições do periódico circularam todas em formato impresso e atualmente se encontram depositadas na Biblioteca Central da UPF.
A denominação escolhida para a revista, “Semina”, é uma alusão a tudo o que diz respeito à região e ao regional. Essa escolha possibilita a relação do título da revista com os trabalhos desenvolvidos pelos discentes na época de criação do periódico, tendo em vista a área de concentração do programa, História Regional e Fronteiras, bem como abre um amplo leque de possibilidades, uma vez que a alusão ao regional não implica em escrever uma história do local e sim, a um conjunto de análises que se vinculam a diversos níveis além, como o estadual, nacional ou internacional.
Durante o período de seu lançamento em 2001, até o ano de 2006, a revista Semina foi publicada em edição impressa. Posteriormente, passou a ter sua edição de forma on-line. As publicações feitas on-line possibilitaram maior alcance do público ao conteúdo da revista, sendo que em suas primeiras publicações impressas, as tiragens não ultrapassavam os 250 exemplares, o que demonstrava uma limitação no acesso às contribuições veiculadas através do periódico. No ano de 2013, a revista foi cadastrada no SEER - Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas da Universidade de Passo Fundo. Os artigos são submetidos on-line, o processo de avaliação é feito às cegas entre pares, possibilitando facilidade e transparência durante o decurso da avaliação e publicação. A partir de 2015, a Revista Semina tornou-se semestral, e em 2020 quadrimestral, adotando em cada número uma temática para a composição de um dossiê, ampliando e qualificando as edições. Em decisão de 2025, a Revista Semina retornou às publicações semestrais.
Em 2025, considerando as mudanças ocorridas nas avaliações de periódicos pela CAPES e buscando avançar em questões dos padrões de Ciência Aberta, preocupações com as perplexidades do uso de Inteligência Artificial, novas diretrizes foram estabelecidas buscando padronização e qualificação do periódico. Além disso, em decisão editorial ampla, ficou acordada a abertura do periódico para publicações de discentes do nível de graduação, demonstrando o compromisso da Revista com a ampliação do acesso à possibilidade de produção do conhecimento histórico, marca do periódico desde sua criação. Além disso, a periodicidade da revista foi alterada para publicação em fluxo contínuo - ahead of print, semestral de duas edições anuais (a partir de 2025/2).
Vínculo institucional
A Revista Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF é vinculada institucionalmente e apoiada pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (Mestrado e Doutorado). A Editora da Universidade de Passo Fundo acompanha as atividades técnicas e administrativas, garantindo rigor editorial e conformidade com padrões acadêmicos. Além disso, a Associação dos Pós-Graduandos do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) também acompanha os processos seletivos de composição dos Conselhos Editorial e Consultivo, contribuindo com a divulgação e consolidação do periódico pelos discentes dos cursos do PPGH.
Conheça nossa POLÍTICA EDITORIAL: https://ojs.upf.br/index.php/ph/politiceditorl
Verifique nossos INDEXADORES: https://ojs.upf.br/index.php/ph/indexador