A produção historiográfica no campo do patrimônio cultural no Rio Grande do Sul (2000-2015)
Resumo
A temática do Patrimônio Cultural assumiu, nos últimos anos, uma progressiva importância. Discutida em diversos âmbitos e sob uma diversidade de olhares, a temática tornou-se vetor de múltiplas abordagens e problematizações por profissionais de diversas áreas. Esse fenômeno possibilitou que o conceito de Patrimônio fosse (re)apresentado, discutido e articulado em múltiplas dimensões. A área da História, fortalecida pela consolidação dos programas de pós-graduação, também tem se dedicado à temática. Em vista da demanda de identificação do que vem sido produzido, em nível de teses e dissertações, este texto tem por objetivo identificar quais são as principais temáticas relacionadas ao Patrimônio, produzidas entre 2000 e 2015, dando ênfase aos trabalhos oriundos dos programas de pós-graduação sul-rio-grandenses.
Palavras Chave: Historiografia. Patrimônio. Pós-graduação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.