Era o PL um partido regional? Mapeando eleitoralmente o Partido Libertador durante a experiência democrática brasileira (1945-1964)
Palavras-chave:
Eleições, Experiência Democrática (1945-1964), Partido LibertadorResumo
O presente artigo pretende mapear a atuação do Partido Libertador (PL) durante a experiência democrática brasileira (1945-1964). É comum a produção acadêmica tratar o PL como um “partido regional” naquele período, devido seu histórico entre 1928 e 1937, quando existiu enquanto um partido regional no estado do Rio Grande do Sul. No entanto, quando Raul Pilla refunda a agremiação em 1945, por exigência da legislação eleitoral de então, o PL precisou expandir-se para outras regiões do território nacional. Partindo dessa premissa, procura-se aqui mapear a nacionalização do PL durante o período democrático entre 1945 e 1964. Demonstra-se, assim, que sua participação não ficara restrita ao estado gaúcho, em que pese não ter obtido, fora do seu estado de origem, o mesmo sucesso eleitoral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.