Estado, políticas públicas e modernização agrícola:
o pequeno agricultor redefinido – década de 1970
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v20i1.12595Palavras-chave:
Agricultura, Modernização, Políticas de créditoResumo
A modernização da agricultura dialoga com os últimos acontecimentos regionais, nacionais e internacionais. Desde que houve uma opção política no Brasil, especificamente a partir de 1930, pela modernização conservadora, a agricultura foi usada para produzir matéria-prima para a indústria. O pequeno agricultor familiar que vivia de forma simples praticando uma agricultura tradicional demonstrou resistência ao modelo de modernização, que vinha por intermédio do estado que intermediava financeiramente políticas voltadas para o crédito, condicionando a obrigatoriedade de introduzir elementos que representavam a modernização da agricultura, como implementos, sementes híbridas, herbicidas e inseticidas. Diante da opção pela modernização capitalista da agricultura, o campesino demonstrou resistência visto que as consequências eram poluição do meio ambiente, crescimento dos latifúndios e êxodo rural.
Downloads
Referências
DELGADO, Guilherme C. Capital financeiro e agricultura no Brasil, 1965-1985. SP/Campinas: Ícone/Edunicamp, 1985.
FÜRSTENAU, Vivian. A política de crédito rural na economia brasileira pós-1960. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 139-154, 1987.
JOLLIVET, Marcel;MENDRAS, Henri (Dir.).Lescollectivitésruralesfrançaises: Étudecomparative de changement social. Paris:A. Colin, 1971. t. 1.223 p.
KAGEYAMA, Angela A. et al. O novo padrão agrícola brasileiro: do complexo rural aos complexos agroindustriais. Campinas: Unicamp, 1987. 121 p. (mimeografado).
MARTINE, George et al. A urbanização no Brasil: retrospectiva, componentes e perspectivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 6. Olinda, PE, out. 1988. Anais... São Paulo: Abep, 1988. v. 2.p. 19-65.
MENDRAS, Henri. La findespaysans:suivi d'une refléxionsur La findespaysansvingtansaprès. Paris:ActesSud, 1984. 437 p.
MUNHOZ, Dercio G. Economia agrícola – agricultura: uma defesa dos subsídios. Petrópolis: Vozes, 1982.
REZENDE, G.C. de. Crise externa e agricultura: Brasil, anos 80. Rio de Janeiro:Fase, 1988.
WANDERLEY,Maria de Nazareth Baudel. A agricultura familiar no Brasil: um espaço em construção. 1995. (mimeografado).
_______. A modernização sob o comando da terra: os impasses da agricultura moderna no Brasil. Ideias,v. 3, n. 2, 1996.(revista do IFCH/Unicamp).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.