Intermidialidade e história em Topografia de um Desnudo (Teresa Aguiar, 2009)
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v21i1.13383Palavras-chave:
Topografia de um desnudo, Intermidialidade, Argumentos de fonteResumo
A partir dos conceitos de intermidialidade e argumentos de fonte, o artigo apresenta e analisa os modos como o longa-metragem Topografia de um desnudo (Teresa Aguiar, 2009) se apropria de fotografias e edições pertencentes a acervos do jornal carioca Ultima Hora, bem como estabelece uma montagem com relatos de jornalistas para contar ao espectador o que teria sido a “Operação mata-mendigos”, pano de fundo histórico para a trama. Para tal finalidade, o artigo apresenta uma breve história do longa-metragem e sua estrutura narrativa, para então realizar um rastreamento e questionamento dos documentos mobilizados pelo filme e suas formas de apropriação. Ao final, empreende-se uma breve crítica da recepção de Topografia de um desnudo.
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Referências
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