A eleição municipal de 2012 em São Paulo:
voto evangélico, antipetismo e fake news
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v21i3.13771Palavras-chave:
Eleição, São Paulo, antipetismo, evangélico, fake news, ]Resumo
Este artigo narra e discute a eleição municipal de 2012 em São Paulo. A hipótese de trabalho é que os temas: voto evangélico, antipetismo e o uso de fake news foram constantes e importantes para a disputa. Elementos estes que seriam posteriormente exacerbados nas eleições nacionais seguintes. Para tanto, usa-se como fonte e objeto de análise o jornal O Estado de S. Paulo, em debate com parte da bibliografia existente. O objetivo é contribuir para os debates da história política do tempo presente no Brasil.
Downloads
Referências
ABRANCHES, Sérgio. Presidencialismo de coalizão: raízes e evolução do modelo político brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2018;
BECKER, Jean-Jacques. A opinião pública. In: RÉMOND, René. Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
DIP, Andrea. Em nome de quem? A bancada evangélica e seu projeto de poder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
GUILHERME, Cássio Augusto. 1989: história da primeira eleição presidencial pós-ditadura. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
GUILHERME, Cássio Augusto. A imprensa como partido político-ideológico: o caso do jornal O Estado de S. Paulo. Revista Dimensões (UFES), 2018.
LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKI, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2011.
MIGUEL, Luis Felipe. O colapso da democracia no Brasil: da constituição ao golpe de 2016. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
NASCIMENTO, Gilberto. O reino: a história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
NOBRE, Marcos. Imobilismo em movimento. São Paulo: Companhia das letras, 2012.
RÉMOND, René. As eleições. In: RÉMOND, René. Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
SINGER, André. O lulismo em crise. São Paulo: Companhia das letras, 2018.
SINGER, André. Os sentidos do lulismo. São Paulo: Companhia das letras, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.