A condição feminina na família moderna:

casamento, maternidade, sexualidade e medicina na imprensa carioca durante a primeira metade do século XX.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.13816

Palavras-chave:

Relações de gênero., Imprensa, Sexualidade feminina

Resumo

O propósito deste artigo é o de analisar as posições das três revistas, Careta, Fon-Fon e O Malho, acerca do papel da mulher em um ideal de família moderna, sendo filha, esposa ou mãe. Deseja-se compreender as novas formas do patriarcado no Brasil republicano e como isto afetava o comportamento feminino, seu cotidiano nas famílias, nas relações sociais e de poder nos espaços privados e públicos neste período de mudanças aceleradas. Período no qual, inclusive, pensadores progressistas e conservadores debatiam e buscavam determinar as condições de vida da mulher, sua participação social, e, mais especificamente, seu comportamento sexual, diretamente relacionado à honra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BESSE, Susan K. Modernizando a desigualdade: reestruturação da ideologia de gênero no Brasil, 1919-1940. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

DEL PRIORE, Mary. Histórias Intimas: Sexualidade e erotismo do Brasil. São Paulo: Planeta, 2011.
___________. Histórias e conversas de mulher. São Paulo: Planeta, 2013.
DURIGUETTO, Maria Lúcia; CISNE, Mirla. “Feminismo e radicalização da democracia: desafios em tempos de recrudescimento do conservadorismo no Brasil”. SER Social, v. 17, n. 36, 2015.
PERROT, Michele. “Os silêncios do corpo da mulher”. In: MATOS, Maria Izilda S.; SOIHET, Rachel (Org.). O corpo feminino em debate. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.
SOIHET, Raquel. Feminismos e antifeminismos. Mulheres e suas lutas pela conquista da cidadania plena. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
VAITSMAN, Jeni. Flexíveis e Plurais: identidade, casamento e família em circunstâncias pós-modernas. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

A condição feminina na família moderna:: casamento, maternidade, sexualidade e medicina na imprensa carioca durante a primeira metade do século XX. (2023). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 22(1), 63-75. https://doi.org/10.5335/srph.v22i1.13816