A formação da classe operária agroindustrial no Alto Vale do Rio Uruguai (1967-1987)
Resumo
RESUMO: Buscamos compreender os aspectos relevantes na formação da classe operária da agroindústria de Itapiranga/SC, no período de 1967 a 1988. Os camponesesque passaram a ser operários adotaram novos padrões de vida e trabalho, mesmo guardando no subjetivo uma memória camponesa. A corporeidade e a subjetividade
subordinadas ao ritmo de trabalho e da divisão do trabalho afetaram o cotidiano dos trabalhadores e a etnicidade, a cultura paternalista e religiosa da população local influenciaram nos processos de trabalho no interior da fábrica, refletindo nas relações de poder e na condição de subordinação do trabalhadores perante o sistema de produção da fábrica. A conjuntura de lutas operárias sindicais da década de 1980 teve reflexo na região, através do Partido dos Trabalhadores e da postura social da Diocese de Chapecó.
O sindicato sofreu forte influência dos interesses da agroindústria no seu processo de fundação. Assim, acreditamos que a consciência de classe dos operários nasceu deficitária, tanto é que, o sindicato era visto pelo caráter assistencialista.
Palavras-chave: agroindústria, operários, classe social.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-11-20
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.
Como Citar
A formação da classe operária agroindustrial no Alto Vale do Rio Uruguai (1967-1987). (2013). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 12(1). https://ojs.upf.br/index.php/ph/article/view/3649