Farristas, bailarinos e Baderneiros: violência e sociabilidade no norte do Rio Grande do Sul (1900-1930)
Resumo
Este artigo tem como proposta compreender a violência na região norte rio-grandense, através da análise dos processos criminais da 1ª Vara do Civil e do Crime,Comarca de Passo Fundo/Soledade durante a República Velha (1889-1930). Objetiva-se analisar os crimes de homicídio e lesão corporal, cometidos em espaços de sociabilidade, como bares, casas de comércio, corridas de cavalo e bailes. De forma específica, busca-se caracterizar a violência na região norte do Rio Grande do Sul e compreender suas relações com a sociedade da época.
Palavras-chave: violência – processos criminais – sociabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.