OS ROMENOS-BESSARABIANOS NO SUL DO BRASIL: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE HISTÓRICA ATRAVÉS DA MEMÓRIA DO IMIGRANTE
Resumo
O texto busca compreender a formação histórica das colonizações alemãs no território da Bessarábia ao longo dos séculos XIX e XX no cenário conturbado de territorialização do Leste Europeu. O objetivo é o de contextualizar a imigração de sujeitos daquela região, que nas décadas de 1920 e 1930 englobava parte de territótio romeno, para a Região Sul do Brasil, onde atualmente existe a Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste Catarinense. A discussão busca contextualizar o esforço da referida entidade em manter viva a identidade histórica dessa população através de práticas de memória.
Palavras chave: imigrantes, romenos, identidade, memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.