UMA IDIOSSINCRASIA CRISTÃ: A IGREJA QUE CASOU HOMOSSEXUAIS NOS ESTADOS UNIDOS E SUAS REPRESENTAÇÕES NA REVISTA VEJA (1971)
Resumo
No período da ditadura civil-militar as homossexualidades conviveram com distintas formas de repressão e censura. Num universo de contracultura e organização de movimentos identitários politizados, (re)construíram-se representações sobre os homossexuais que acionaram distintos elementos para legitimá-las. O objetivo deste artigo é analisar duas reportagens da revista Veja, do ano de 1971, que suscitam a discussão sobre casamentos homossexuais realizados nos Estados Unidos. Metodologicamente, utiliza-se a análise de conteúdo para pensar as relações entre História e imprensa no cenário brasileiro, no qual as representações foram divulgadas. A partir desta análise, pretende-se demonstrar uma das idiossincrasias no interior do discurso cristão favorável as homossexualidades e suas inter-relações ao contexto de transformações na época.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.