Modelos de desenvolvimento de software para desenvolvimento de jogos: uma revisão de literatura

Autores

  • Gabriel Acassio Correia Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vinícius Carvalho Pereira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v17i3.16407

Palavras-chave:

Desenvolvimento de jogos digitais, modelos de desenvolvimento de software, revisão sistemática de literatura

Resumo

O presente trabalho é uma revisão sistemática de literatura (RSL) baseada no framework PICOC (Population, Intervention, Comparison, Outcome, and Context), como objetivo de mapear e analisar estudos sobre a aplicação de metodologias de engenharia de software para o desenvolvimento de jogos digitais. Foram analisados artigos científicos até 2024
recuperáveis nas bases ACM, IEEE e SOL por meio da string de busca ("game development model"OR "game development models") OR (("software development model"OR "software development models") AND (games OR game)). Como resultado, foram encontrados 9 artigos que atendiam aos critérios de inclusão, sobre os quais apresentamos as principais metodologias aplicadas, suas características, contexto de aplicação e desempenho. De modo geral, a análise dos artigos selecionados revela que, embora existam paralelos significativos com o desenvolvimento de software tradicional, o desenvolvimento de jogos digitais apresenta desafios e demandas únicas que requerem metodologias adaptadas e específicas. Essa distinção se torna evidente na maneira como os modelos de engenharia de software são aplicados e modificados para atender as necessidades específicas do setor de jogos, que combina de forma intrínseca aspectos
técnicos e criativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Acassio Correia, Universidade Federal de Mato Grosso

    Aluno de Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

  • Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado II do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Estágio pós-doutoral na Universidade de Nottingham (UoN), no Reino Unido. 

  • Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

    Cristiano Maciel possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Pós-doutorado na California State Polytechnic University - Pomona, em Computer Information System no College of Business Administration. Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Associado IV do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE). Foi Diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e consultor do Programa Meninas Digitais. É coordenador do projeto internacional "Latin American Open Data for gender equality policies focusing on leadership in STEM" e da rede de pesquisa "Equality in Leadership for Latin American STEM - ELLAS". É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Downloads

Publicado

07-12-2025

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2025. Modelos de desenvolvimento de software para desenvolvimento de jogos: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 17, 3 (dez. 2025), 74–83. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v17i3.16407.