Modelos de desenvolvimento de software para desenvolvimento de jogos: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i3.16407Palavras-chave:
Desenvolvimento de jogos digitais, modelos de desenvolvimento de software, revisão sistemática de literaturaResumo
O presente trabalho é uma revisão sistemática de literatura (RSL) baseada no framework PICOC (Population, Intervention, Comparison, Outcome, and Context), como objetivo de mapear e analisar estudos sobre a aplicação de metodologias de engenharia de software para o desenvolvimento de jogos digitais. Foram analisados artigos científicos até 2024
recuperáveis nas bases ACM, IEEE e SOL por meio da string de busca ("game development model"OR "game development models") OR (("software development model"OR "software development models") AND (games OR game)). Como resultado, foram encontrados 9 artigos que atendiam aos critérios de inclusão, sobre os quais apresentamos as principais metodologias aplicadas, suas características, contexto de aplicação e desempenho. De modo geral, a análise dos artigos selecionados revela que, embora existam paralelos significativos com o desenvolvimento de software tradicional, o desenvolvimento de jogos digitais apresenta desafios e demandas únicas que requerem metodologias adaptadas e específicas. Essa distinção se torna evidente na maneira como os modelos de engenharia de software são aplicados e modificados para atender as necessidades específicas do setor de jogos, que combina de forma intrínseca aspectos
técnicos e criativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).