Iniciativas brasileiras para ingresso e permanência de mulheres na área de computação: um mapeamento sistemático da literatura

Autores

  • Kely Soares Instituto Federal do Piauí - Campus Pedro II
  • Paula Vitória Instituto Federal do Piauí - Campus Pedro II
  • Manuel Gonçalves da Silva Neto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v16i2.15491

Palavras-chave:

Computação, Igualdade de gênero, Iniciativas para Ingresso e Permanência

Resumo

Apesar do crescente avanço de iniciativas voltadas à igualdade de gênero nos meios educacionais e profissionais, as mulheres ainda enfrentam obstáculos para serem aceitas e reconhecidas em áreas onde predomina a atuação masculina. O presente trabalho objetiva prover um panorama atualizado dos projetos habilitadores que incentivam a inserção e permanência das mulheres na área de tecnologia da informação (TI) no cenário brasileiro. Para tal, realizou-se um mapeamento sistemático da literatura (MSL) onde analisou-se e classificou-se 19 (dezenove) artigos de um total de 642 (seiscentos e quarenta e dois) estudos candidatos. Os resultados deste estudo revelam que, as estratégias mais comuns para promover a inserção e permanência feminina se concentram em ações de capacitação, como a oferta de minicursos, palestras e eventos envolvendo a disseminação de informação e qualificação. Observou-se que os quantitativos se concentram em iniciativas voltadas para a qualificação acadêmica em nível de graduação. Observou-se ainda a presença de um quantitativo minoritário voltado diretamente para o mercado de trabalho. Os principais fatores determinantes para desistência das mulheres na área de TI são: (i) influência de terceiros (IT); (ii) aspectos educacionais (AE); (iii) aspectos de mercado (AM); (iv) limitações socioculturais (LS); e (v) aspectos emocionais e psicológicos (AEP).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

05-08-2024

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2024. Iniciativas brasileiras para ingresso e permanência de mulheres na área de computação: um mapeamento sistemático da literatura. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 16, 2 (ago. 2024), 60–74. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v16i2.15491.