Iniciativas brasileiras para ingresso e permanência de mulheres na área de computação: um mapeamento sistemático da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i2.15491Palavras-chave:
Computação, Igualdade de gênero, Iniciativas para Ingresso e PermanênciaResumo
Apesar do crescente avanço de iniciativas voltadas à igualdade de gênero nos meios educacionais e profissionais, as mulheres ainda enfrentam obstáculos para serem aceitas e reconhecidas em áreas onde predomina a atuação masculina. O presente trabalho objetiva prover um panorama atualizado dos projetos habilitadores que incentivam a inserção e permanência das mulheres na área de tecnologia da informação (TI) no cenário brasileiro. Para tal, realizou-se um mapeamento sistemático da literatura (MSL) onde analisou-se e classificou-se 19 (dezenove) artigos de um total de 642 (seiscentos e quarenta e dois) estudos candidatos. Os resultados deste estudo revelam que, as estratégias mais comuns para promover a inserção e permanência feminina se concentram em ações de capacitação, como a oferta de minicursos, palestras e eventos envolvendo a disseminação de informação e qualificação. Observou-se que os quantitativos se concentram em iniciativas voltadas para a qualificação acadêmica em nível de graduação. Observou-se ainda a presença de um quantitativo minoritário voltado diretamente para o mercado de trabalho. Os principais fatores determinantes para desistência das mulheres na área de TI são: (i) influência de terceiros (IT); (ii) aspectos educacionais (AE); (iii) aspectos de mercado (AM); (iv) limitações socioculturais (LS); e (v) aspectos emocionais e psicológicos (AEP).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).