Aplicativo para análise comparativa do comportamento de algoritmos de ordenação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3792Keywords:
Algoritmo de ordenação, complexidade de algoritmos, educaçãoAbstract
Este artigo apresenta uma ferramenta prática de auxílio pedagógico para demonstrar o comportamento de alguns algoritmos de ordenação. Nesse contexto, foram estudados e confrontados os algoritmos: bubble sort, merge sort, quick sort e o shell sort, de modo a ordenar uma matriz de elementos variáveis. Na aplicação desenvolvida é permitido ao usuário configurar a quantidade de elementos da matriz a serem ordenados, quais métodos serão utilizados, a quantidade de ciclos somados e, o resultado final, é mostrado por meio de um gráfico, comparando os métodos aplicados. Ainda, como saída do processo de ordenação, são mostrados: o tempo médio de execução, o desvio padrão, o tempo mínimo e o tempo máximo gasto para ordenar os elementos da matriz. Desse modo, essa aplicação de apoio didático torna-se prática para testes feitos pelos alunos nas disciplinas que envolvem o estudo de algoritmos de ordenação facilitando, assim, o processo de aprendizagem.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-10-22
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2014. Aplicativo para análise comparativa do comportamento de algoritmos de ordenação. Brazilian Journal of Applied Computing. 6, 2 (Oct. 2014), 76–86. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3792.